Filmes sobre relacionamentos abusivos

Olá amores tudo bem ? 

      O post de hoje, é sobre filmes que tratam de relacionamentos amorosos abusivos ou tóxicos. Muito se tem falado hoje sobre o que duas pessoas podem promover de bom ou de ruim na vida uma da outra. E aqui eu escolhi listar principalmente filmes que mostram relações cuja violência, não explícita, se revela aos poucos, principalmente no âmbito psicológico, sem excluir, no entanto, filmes que mostram a gradação da violência psicológica para a física.
Muitas vezes a violência psicológica é tão brutal quanto a física. Na violência psicológica a vítima, homem ou mulher, é agredida através de insultos constantes, ameaças de morte ou de algum outro mal. Sofre com a privação de contato com amigos e familiares ou até de recursos materiais.

Selecionei 3 filmes, que  estão na Netflix ... Ah aceito sugestões em 

1- Antes de dormir, 2014


     Dia após dia, Christine Lucas (Nicole Kidman) desperta sem se lembrar de absolutamente nada que aconteceu em sua vida nos últimos 20 anos. Isto acontece devido a um acidente sofrido há uma década. Com isso, cabe ao seu marido Ben (Colin Firth) a tarefa de relembrá-la de sua vida, através de um mural de fotos e detalhes do passado. Além disto, ela passa por uma terapia sigilosa com o Dr. Nasch (Mark Strong), que procura incitá-la a ter lembranças sobre o que aconteceu. Só que, aos poucos, ela percebe que nem tudo é o que parece ser. Esse filme é quase uma metáfora e mostra que muitas vezes somos levados a crer em histórias sobre nós mesmos. 


2- Série ( You/ Você )


    You é uma história de amor do século XXI que questiona: ‘O que você faria por amor?’. Na trama, um gerente de livrarias conhece uma aspirante a escritora e usa a internet e as mídias sociais como ferramentas para reunir as informações pessoais e se aproximar dela. A estranha paixão rapidamente se torna obsessão, ao mesmo tempo em que ele passa a eliminar silenciosa e estrategicamente todos os obstáculos – e pessoas – que aparecem no seu caminho. 

3- In your eyes, 2014


    O filme fala de Rebecca (Zoe Kazan), a esposa de um famoso médico e de Dylan (Michael Stahl-David), um ex-condenado buscando recomeçar a vida. Estranhamente os dois descobrem estar conectados telepaticamente. Eles podem conversar como se estivessem frente a frente. A partir desta ligação, Rebecca e Dylan começam um inexplicável romance metafísico. Fiquem atentos ao marido de Rebecca no filme. Ele a trata de forma autoritária, como se ela fosse uma criança. Em uma das cenas ele tira a bebida das mãos dela, em outra, descobrimos que ele tentou acabar com todas as fotos que mostravam a infância de Rebecca junto da família. Rebecca é tratada pelo marido como uma pessoa doente e incapaz e é levada a crer nisso por muito tempo. 


4- O Cara Perfeito 


    Leah Vaughn (Sanaa Lathan) é uma mulher de 36 anos, que vive um namoro duradouro com Dave (Morris Chestnut) e tem uma carreira bem sucedida e movimentada como lobista. Para muitos, ela tem tudo o que sempre quis, exceto uma coisa: está pronta para se casar e começar uma família, mas seu namorado tem problemas de compromisso A dúvida dele leva à separação dos dois. Logo, Leah conhece o belo e charmoso Carter Duncan (Michael Ealy), que parece o cara perfeito para ela, e eles começam um relacionamento. Quando o jeito protetor dele aparenta ser algo mais preocupante, ela resolve terminar tudo. O que a lobista não imaginava é que faria de Carter um inimigo.
Ele passa a persegui-la e quem mais se atrever a entrar no meio disso tudo, sem pensar em qualquer consequência. 


    As vítimas de qualquer tipo de violência devem procurar a delegacia da mulher e assistência jurídica. No entanto, acontece muitas vezes da vítima não se dar conta de que está efetivamente em um relacionamento abusivo. É nesse ponto, na identificação de padrões muito frequentes em abusadores e agressores, que essa lista pode ser de grande valia.

Amores, se souberem de outros filmes sobre o tema pode me indicar OK.

23 comentários:

  1. Gostei do seu post, super útil e informativo. E sobre a série YOU muita gente interpretou errado, pois é uma visão do assassino, mas sua explicação deixou bem clara de que se trata de um relacionamento abusivo

    ResponderExcluir
  2. acho mt importante abordar esse tema pras mulheres saberem que esse comportamento nao é natural, alguns desses filmes ja vi e gostei bastante

    www.tofucolorido.com.br
    www.facebook.com/blogtofucolorido

    ResponderExcluir
  3. Já assistiu garota exemplar ? tbm faz parte dessa lista e eu adorei :)

    ResponderExcluir
  4. Olá, acho super válido falar sobre relacionamentos abusivos, e infelizmente algumas pessoas provavelmente já assistiram estes filmes e não conseguiram identificar do que se tratava, por estar em um relacionamento abusivo.
    A lista tá ótima, eu não sabia que o filme YOU era sobre este tema. :(

    ResponderExcluir
  5. É um assunto que pode e deve ser muito explícito nas mídias, muitas mulheres vivem um relacionamento assim e não conseguiram identificar por falta de informação

    ResponderExcluir
  6. Dessas dicas assisti You e confesso que fiquei indignada de ver alguns comentários nas redes amando o personagem psicopata. Esses outros eu ainda não vi! Seguindo o blog!

    ResponderExcluir
  7. Nossa muito interessante. Além de ser importante nós mulheres assistir. Ainda não vi nenhum desses filmes, mas já anotando aqui pra conferir. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Esse é um assunto que infelizmente muito não se ver, mulheres sofrem abusos, violência, gostei muito das suas sugestões de filmes, ainda não conhecia, concordo com você as vítimas que sofrem qualquer tipo de violência precisam procurar uma delegacia, não podemos ficar caladas, bjs.

    ResponderExcluir
  9. Olá Querida, Tudo bem?
    A lista tá ótima, ainda não vi nenhum desses filmes mas fiquei curiosa;)
    Beijinhos Karina

    ResponderExcluir
  10. Tema que entrou de vez para o debate, Relacionamento toxico ou abusivo está virando quase uma questão pública de saúde. Esses filmes da sua lista parecem ser ótimos e trazer profundas reflexões. Vou procurar para assistir.

    ResponderExcluir
  11. O relacionamento abusivo é muito complicado pois só quem passa por isso sabe mas também deve cair fora de uma coisa dessa porque relacionamento abusivo não é bom nem para mim nem para o outro

    ResponderExcluir
  12. Não gosto muito de filmes com esse gênero por isso não assisto. Mas de fato é constrangedor passar por uma situação dessas.

    ResponderExcluir
  13. Lista muito boa! Dos mencionados eu assisti apenas You (acho que o mais famosinho). Relacionamentos abusivos são um tema muito importante e delicado e merecem atenção de todos!

    beijinhos
    Ellen Machado | www.desviearota.com.br

    ResponderExcluir
  14. Você misturou um post para conscientizar as pessoas sobre relacionamentos abusivos com lista de recomendações, ficou muito bom! Em especial o primeiro da lista, fiquei interessada em assistir e até já pesquisei mais online, é um filme realmente surpreendente pelo que li sobre, obrigada pela recomendação e continue com posts assim, são ótimos!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  15. Eu nunca vi nenhum dos filmes dos filmes mas achei interessante parar um pouco para assistir refletir sobre esses psicopatas disfarçados de namorados, maridos etc... Já quero ver todos

    ResponderExcluir
  16. O intuito desse tipo de filme, além de entretenimento, é também servir como alerta para pessoas que estão passando por situações parecidas. O relacionamento abusivo é muito grave e toda forma de ajuda é bem-vinda.

    ResponderExcluir
  17. Acho um ótimo tema a ser tratado e conversado, mas odeio ler e assistir sobre pois cabo passado raiva hehehehe

    ResponderExcluir
  18. Eu não vi nenhum mas acho muito importante o alerta nos filmes para que as mulheres identifiquem sempre.

    ResponderExcluir
  19. Esse filme " Antes de dormir " acho que já assisti. Os outros tem uma abordagem super interessante. Já quero ver.

    ResponderExcluir
  20. Não assisti nenhum deles ainda, embora tenha muita curiosidade.

    ResponderExcluir
  21. Ótimas sugestões, tenho certeza que o conteúdo desses filmes é bastante intenso e capaz de provocar importantes reflexões. Assisti You e posso assegurar que uma história muito forte, mostra a realidade quando em um relacionamento existe aquele que sente a necessidade de estar sobre controle, de se achar indispensável. É isso o que acontece em muitos casos. E é preocupante!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  22. Nossa, o enredo do primeiro filme me chamou bastante a atenção... acho que vou assistir.

    Super valeu pelas indicações sua lindaa !

    Beijo !

    | Afonso Padilha . Detalhadamente - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog - Instagram |

    | Afonso Catioro - Instagram |

    | O Blog Que Não é Blog |

    ResponderExcluir
  23. Parabéns por trazer esse tema ao seu blog,e por fazer uma junção indicando filmes.
    Gostei

    Bjos

    Bruna

    ResponderExcluir