Sinais sobre relacionamento abusivo

Olá amores tudo bem ?
       Recentemente fiz um post indicando filmes sobre relacionamentos abusivo,(clique aqui) e como é um assunto que está bem falado por ai mas poucos sabem reconhecer os sinais, resolvi fazer esse post indicando alguns sinais que considero importante para se ficar em alerta. 
      Nem sempre é fácil sair de um relacionamento abusivo, e é mais complicado ainda é reconhecer que você está em um. Às vezes, embora você saiba que relações abusivas existem, é difícil acreditar que é algo tão próximo da sua realidade e que pode acontecer com você a qualquer momento.
      Para esclarecer , é preciso entender que relacionamentos abusivos vão muito além de apenas um homem sendo abusivo com uma mulher. Embora este seja o caso mais comum, existem várias relações que podem se tornar abusivas: uma relação familiar, uma amiga sua que talvez esteja tentando te controlar demais, entre outros.
Mulheres também podem ser abusivas com homens e acredite existem vários casos. 
Alguns vestígios de uma relação abusiva podem passar despercebidos, mas acredite: eles estão lá. Fique atenta!




1- Ciúme excessivo
Com a justificava de “amar demais” o ciúme deixa de ser normal e vira justificativa para o controle. É normal que uma pessoa sinta medo de perder aquela que ama. Mas quando isso passa a virar argumento para controlar a tomada de decisão do outro, agressões, ofensas ou invasão de privacidade, é excessivo.  Ele já até tentou te convencer a não usar uma determinada peça de roupa
Outro ponto importantíssimo para identificar um relacionamento abusivo é detectar o limite entre um ciúme normal e uma demonstração de que ele está, na verdade, sendo possessivo. Será que alguém realmente tem o direito de te proibir de usar uma roupa?

2- Ele sempre te faz pensar que todos os problemas são culpa sua
Um relacionamento normal tem discussões, sim, mas é essencial que as duas pessoas saibam ceder e admitir seus erros quando estiverem erradas. Uma pessoa abusiva, no entanto, nunca admite que errou e usa manipulação para te fazer acreditar que a culpa, na verdade, é sua

3- Controla suas amizades.
   Ele reclama das suas amizades, principalmente as masculinas
Alguém abusivo provavelmente te dirá em algum momento que uma certa amizade sua não é tão boa companhia assim. Na verdade, ele tentará te convencer de que nenhuma amizade é melhor do que estar com ele – e, aos poucos, tentará fazer você se afastar delas para ficar mais tempo apenas com ele (ou sozinha)

4- . Faz você se sentir Inferior 
 Ele tem o hábito de te deixar para baixo,alguém que te ama, de verdade, irá te apoiar em tudo que você tentar. Alguém abusivo, no entanto, não demonstrará muito apoio – e passará mais tempo tentando deixá-la desanimada, para baixo, do que o contrário.

5- Explosivo, agressivo 
 Ele costuma gritar muitas vezes com você, e não pedir desculpas ou se arrepender depois.
Constantemente em uma briga ou quando você não faz o que ele quer, essa pessoa já te ameaçou ?
Mas, é claro, foi “só da boca para fora”. Embora tenha acontecido mais de uma vez.

É sempre um ciclo vicioso 

  Amor , Explosão, Desculpa . 
 Amor , Explosão, Desculpa . 
 Amor , Explosão, Desculpa . e isso nunca para ..........

Um relacionamento normal tem discussões, sim, mas é essencial que as duas pessoas saibam ceder e admitir seus erros quando estiverem erradas. Uma pessoa abusiva, no entanto, nunca admite que errou e usa manipulação para te fazer acreditar que a culpa, na verdade, é sua.

Caso isso esteja ocorrendo com você ou uma pessoa próxima procure alguém de confiança e conte o que está acontecendo. Tente sair dessa relação o mais rápido possível, mas não faça isso sozinha. Algumas dores precisam ser compartilhadas para serem mais fáceis de carregar. Cuide-se, ok? Você e sua saúde mental são suas prioridades. 

E LEMBRE-SE A CULPA NÃO É SUA. 

Deixo aqui um vídeo onde mostra claramente o ciclo do relacionamento abusivo. 


OBS: Não sou nenhuma profissional, apenas estudo bastante sobre o assunto OK


9 comentários:

  1. Uma pena saber que isso acontece mais que podemos imaginar.

    ResponderExcluir
  2. Importantíssimo tratar disso e assim de maneira tão elucidada. Parabéns pelo post e pelo serviço à comunidade com esse post informativo! <3

    ResponderExcluir
  3. É muito triste saber que esses abusos existem e homens fazem isso com as mulheres, muitas mulheres sofrem, e a mulher por um lado precisa procurar ajuda de uma pessoa de confiança como você disse no post, esse é um assunto importante para todos nós bjs.

    ResponderExcluir
  4. Cada dia mais a gente vê sobre e eu acho tão importante a gente falar sobre o assunto.

    ResponderExcluir
  5. Ficar atento a esses sinais ajuda a evitar maiores problemas
    Gostei, muito legal!
    Blog ArroJada Mix|Blog Prosa e Texto|Blog Vapor da Cozinha

    ResponderExcluir
  6. Que texto forte! Achei muito bom você ter passado esses sinais para as pessoas... Parabéns, eu definitivamente amei seu post!!

    ResponderExcluir
  7. Que texto forte! Achei muito bom você ter passado esses sinais para as pessoas... Parabéns, eu definitivamente amei seu post!!

    ResponderExcluir
  8. Muito importante esse tipo de texto, parabéns pela iniciativa

    ResponderExcluir
  9. Parabéns pelo texto, é muito importante compartilhar sobre esse assunto. Infelizmente é uma realidade muito presente. Dói saber que nos deparamos com situações como essa nos dias de hoje.

    ResponderExcluir